Artigos

Qual a importância de adotar o e-mail profissional em minha empresa?

Por mais absurdo que possa parecer, parte significante dos gestores empresariais ainda não têm consciência da importância de um e-mail profissional em uma corporação (consideramos aqui, e-mail profissional, o e-mail que é apresentado na seguinte configuração: qualquernome@domíniodocliente.com.br)

Durante anos de experiências adquiridos em desenvolvimento de sites e outros produtos e serviços de internet, presenciei, e presencio vários casos interessantes de recusa de gestores em adotar o e-mail profissional na comunicação da empresa.

Ao desenvolvermos um site para um cliente sempre damos como cortesia uma quantidade "x" de contas de e-mail profissional. Alguns recebem, mas acabam não os utilizando. E outros simplesmente dispensam.

Descreverei a seguir alguns motivos alegados pelos mesmos e tentarei mostra o erro cometido na decisão:

  • Nossos Clientes já estão acostumados com os e-mails que usamos (normalmente com finalizações do tipo hotmail.com, gmail.com, yahoo.com, etc.) e não gostaríamos de perder estes contatos.

Vamos elencar os vários fatores para desconsiderar o pensamento acima, e adotarmos o e-mail profissional:

  • Não há como perder o contato com o cliente.– Direcionamos automaticamente para as novas contas de e-mail profissional, todos os e-mails que forem enviados às antigas contas existentes. Em um período muito curto de tempo , os clientes estarão reportando aos e-mails profissionais, pois será os que você estará usando para se comunicar com o cliente.
  • O e-mail profissional é propriedade da empresa, enquanto o não-profissional é propriedade de quem o usa (se um vendedor usa um e-mail não-profissional para o contato com os clientes da empresa, quando ele se desligar da mesma levará junto consigo os clientes. Pois quando o cliente necessitar de algo, passará um e-mail para ele, sem ter o conhecimento de que o mesmo já não faz parte da corporação.) – Peço muita atenção nesta consideração, pois muitos gestores usam como motivo para não usar o e-mail profissional o fato de que seus vendedores usam o MSN para comunicação com os clientes, e não gostaria de usar o e-mail profissional para não perder este meio de comunicação. O e-mail profissional pode ser usado no MSN, pode ser usado no webmail da Microsoft (Hotmail), no webmail do Google (Gmail), etc., por isto não vale esta desculpa para não usar o e-mail profissional, a não ser que você deseje que o vendedor ao sair leve consigo os clientes de sua empresa. No e-mail profissional temos uma , ou várias, contas com poderes de administrador, que através dela podemos criar e modificar as outras contas, e caso um funcionário se desligue da empresa, podemos criar uma nova senha e com isto o ex-funcionário não terá mais como acessá-la. Só o novo funcionário que o substituiu.
  • Ao receber uma mensagem de um e-mail profissional, você tem certeza de que aquela mensagem veio daquela corporação e não de alguém que criou um e-mail não-profissional para se passar por integrante da empresa. – Um e-mail profissional gera credibilidade e confiança aos contatos de sua empresa. Já imaginou você, que é integrante de uma corporação séria, em uma visita a um cliente, se apresenta ao mesmo, e entrega o seu cartão de visita: uma fotocópia confeccionado em papel ofício. Com certeza o cliente, por mais profissional que seja você e sua empresa, não ficará com uma boa impressão em relação a vocês.


Existem mil motivos para usar e-mail profissional em sua empresa. Não temos como elencar todos aqui. Mas com certeza este pequeno resumo dar pra se ter uma idéia da importância de se adotar o e-mail profissional em uma empresa.

Se sua empresa não tem ainda um e-mail profissional; ou você tem uma microempresa; ou está em fase de implantação de uma empresa e não acha necessário ainda ter um site, você pode ter um e-mail profissional com o domínio da sua empresa. Procure uma boa empresa especializada e providencie o seu. Pois o custo é mínimo com relação aos benefícios.


Já imaginou como seria seu negócio se não existisse o telefone? e nos dias de hoje, um site?

Nos dias atuais, um site é tão importante quanto um telefone, para manter um canal de comunicação com os clientes. O custo de ter um site hoje é menor do que o custo de ter um telefone.


                      


 

Você sabia que hoje mais de 67,5 milhões de pessoas têm acesso à Internet no Brasil? 62% dos usuários buscam informações sobre bens e serviços pela Internet, antes de comprar. Se sua empresa não está na Internet é como se ela não existisse. 

Um site institucional nada mais é que um ponto de encontro entre um lado e outro, com informações bem objetivas. Quando você vê um site de uma empresa onde se encontram links para Página inicial, A Empresa, Serviços e Contato (ou coisa parecida) você está diante de um site institucional.

  • Não estar na internet hoje é ser visto como uma empresa/profissional desatualizado e sem credibilidade.
  • Ter um site é um meio de divulgação barato, é um canal de comunicação com seus clientes, e pode ser uma filial da sua empresa, aberta 24 horas.
  • Por incrível que pareça, muita gente ainda acha que colocar um site na internet hoje é uma coisa cara e complicada. Isto é um mito!
  • Ter um site é barato e fácil, além de conectar você ou a sua empresa com um número inimaginável de clientes.
  • Qualquer pessoa ou empresa, pode ter qualquer domínio ou site que desejar na internet. (desde que o domínio já não esteja registrado).
 

Se sua empresa ainda não tem um site, não perca mais tempo, providencie o seu. Nós podemos ajudá-lo a encontrar uma solução ideal. 

Comments